equipe de trabalho

12 octubre, 2016

[portugues]  [english]  [español]

Equipe de trabalho da Uberbau_house

Guillermina Bustos (Argentina/Brasil) – coordenadora –

Artista e pesquisadora, Mestre em Artes, com menção em Artes visuais, na Universidad de Chile. Recebeu bolsas e prêmios para investigação em artes. Realizou mais de 20 exibições em diversos países como Argentina, Chile, Brasil, México e Colômbia, de caráter individual, grupal e coletivo.

Atualmente trabalha na equipe de pesquisa em arte contemporânea Curatoría Forense – Latinoamérica, na coordenação de residências e produção de seminários da Cooperativa de Arte na Argentina, Brasil, Chile, México e Perú. É coordenadora do VADB – arte contemporânea latinoamericana, Editorial Curatoría Forense, da Red de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo – Latinoamérica, Trabajadores de Arte Contemporáneo, Uberbau_house (Brasil) e Reserva Ideológica (Brasil).


Jorge Sepúlveda T. (Chile/Brasil) – coordenador –

Curador independente e crítico de arte. Realizou e assessorou mais de 25 exposições coletivas e individuais de artistas visuais sul-americanos. Em 2005 cria o grupo de trabalho Curatoría Forense – Latinoamérica, iniciativa que influiu na criação de outras iniciativas nos anos seguintes, tais como VADB – arte contemporânea latinoamericanaEditorial Curatoría Forense, Red de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo – Latinoamérica, Trabajadores de Arte Contemporáneo, Cooperativa de Arte, Biblioteca Popular Julio Tapia (Chile), Uberbau_house (Brasil) y Reserva Ideológica  (Brasil).

Assessorou, participou de conferências e ditou seminários sobre artes visuais contemporânea, circuito de arte, fundos culturais públicos, imaginário artístico e imaginário social e gestões autônomas de arte contemporânea em diversas instituições e espaços na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, França, Itália, México, Perú, Uruguai e Venezuela. Seus textos de análise foram publicados em diversos meios, entre os quais se destacam Documenta 12 Magazine, SalonKritik, Artenlinea, ArteyCrítica, Revista Plus e Alzaprima.


Federico de la Puente (Argentina) – coordenador de pesquisa e logística

É formado em Curadoria e História das Artes pela Universidade do Museu Social Argentino. Em 2017, ele participa do programa PAC – Curators (Gachi Prieto – Arte Contemporânea Latino-Americana).
É curador geral da RAF – Rojo al Frente: a primeira administração autônoma dedicada à arte contemporânea na festa do general San Martín (Buenos Aires, Argentina). É pesquisador colaborador de várias iniciativas e residências do Curador Forense – América Latina entre Buenos Aires e São Paulo. Como curador independente, ele trabalha com vários coletivos e artistas contemporâneos no desenvolvimento de seus projetos de exposições, prestando consultoria e desenvolvimento de textos.
Sua formação acadêmica despertou interesse em pesquisa como uma prática reflexiva e analítica sobre a história da arte e da arte contemporânea. A partir disso, ele desenvolve e coordena o programa de seminários Desarm the Art. Desde 2020, com o artista argentino Pablo Sinaí, desenvolve e coordena o programa da clínica de arte Cuatro por Cuatro. Nesse mesmo ano, fundou e coordenou o ETAC – Encontro de Trabalhadores da Arte Contemporânea.


Gabriela Díaz Velasco (Colombia) – colaboradora –

Graduada no programa de artes visuais da Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá (2017). Participou em diversas exposições coletivas desde 2013. Paralelamente ao desenvolvimento da sua obra, tem realizado trabalhos de mediação cultural, assistência e produção para diversos projetos, artistas e espaços artísticos e culturais. Atualmente faz parte do grupo de trabalho das iniciativas Trabalhadores de arte, a Comunidade VADB – Arte Contemporânea na América Latina, Curatoria Forense, Uberbau_House e Cooperativa de Arte.Junto com Guillermina Bustos, com assessoria curatorial de Jorge Sepúlveda, desenvolve a obra de arte contemporânea de La Agencia Romántica Análitica.


Jimena Elías (Argentina) – design gráfico –

Licenciatura em Pintura na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Atualmente trabalha como professora universitária na 21st Century Business University na área de Design Gráfico; e na carreira de Design de Moda da Fundação Cultura Cultura.
Ela trabalha como designer gráfico independente, aconselhando diferentes marcas e empreendimentos. Atualmente colabora como Designer nas iniciativas Uberbau_house, Curatoría Forense – Latinoamerica e Cooperativa de Arte. Ele fez diferentes shows individuais e coletivos na Argentina. Ele participou de vários Salões de Arte, onde recebeu diferentes menções de seu trabalho. Ele também participou de diferentes conferências relacionadas ao Design Gráfico como palestrante e instrutora.


Trabalharam em Uberbau_house

Paola Fabres (Brasil) – coordenadora entre 2016 / 2017 –

Marina Torre (Brasil) – coordenadora entre 2016 / 2017 –

Cassia Perez da Silva (Brasil) – colaboradora 2016 –

Evelyn Márquez (Argentina) – logística 2017 –

Pamela Dominguez (Argentina) – logística 2019 –